Contabilidade II – Razonete, Debito e Credito e Balancete

Razonete

Representação gráfica em forma de T, para apurar os saldos de todas as contas que são movimentadas pela empresa.  Coloca-se nos Razonetes o titulo da conta na parte superior, de um lado registram-se os aumentos e do outro lado da conta as diminuições.

A natureza da conta é que ira determinar qual devera ser utilizado para o aumento e qual lado será utilizado para diminuição.

 Se for uma conta de Ativo, por coerência da sua disposição no Balanço Patrimonial, todos os aumentos serão lançados no lado esquerdo do Razonete. Consequentemente, as diminuições serão lançadas no lado direito.

Se for uma conta de Passivo e PL, por coerência da sua disposição no Balanço Patrimonial, todos os aumentos serão lançados no lado direito do Razonete. Consequentemente, as diminuições serão lançadas no lado esquerdo.

 Regra do DEBITO E CREDITO

 Débito é o nome que se da ao lado esquerdo do Razonete. Credito é o nome que se da ao lado direito do Razonete. Portanto, não se pode definir débito e crédito, pois são meras convenções, nomes que se dão ao lado do Razonete ou cada conta.

 

Regra   do Débito e Crédito

DEBITO

AUMENTA

DEBITO

DEBITO

DIMINUI

CREDITO

CREDITO

AUMENTA

CREDITO

CREDITO

DIMINUI

DEBITO

 Método das Partidas Dobradas

A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES. CONTAS- Representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um título que qualifica os elementos do patrimônio (bem, direito, obrigação ou situação líquida) ou uma variação patrimonial (receitas e despesas).

 Elementos da Conta- São seis os elementos de uma conta:

Título – é o nome da conta.

 Data – marcação do tempo do fato (dia, mês e ano).

Histórico – é a narração do fato ocorrido.

Débito – estado de dívida da conta

Crédito – estado haver da conta

Saldo – é a diferença entre o débito e o crédito.

Pode ser:

Devedor – quando débito maior que crédito.

 Credor – quando débito menor que crédito.

Nulo – quando débito igual a crédito.

Função das Contas- Representar graficamente o Patrimônio e suas variações. A representação é feita através dos chamados Razonetes ou Contas em forma de T.

Balancete

Um balancete é um instrumento financeiro que se utiliza para visualizar a lista do total dos débitos e dos créditos das contas, juntamente com o saldo de cada uma delas (seja devedor ou credor). Desta forma, permite estabelecer um resumo básico de um estado financeiro.

 O balancete reflete a contabilidade de uma empresa ou de uma organização num determinado período. Por isso, actua como base na hora de preparar as contas anuais.

O balancete também permite confirmar que a contabilidade da empresa esteja bem organizada. É possível que o balanço de somas e saldos esteja corretos e que, no entanto, inclua uma contabilidade defeituosa. Esse seria o caso, por exemplo, de alguém que tenha pago um certo fornecedor mas que tenha registado ter efetuado esse pagamento a outro.

 Teoricamente, com base nos valores, o balanço estaria correto, mas não na prática.

A elaboração de um balancete começa com a realização das somas dos registos de cada conta, tanto no deve/débito como no haver/crédito. No passo seguinte, obtém-se o saldo de cada conta (a diferença entre o débito e o crédito). Por fim, as somas e os saldos obtidos são transferidos para o balanço.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: